Ontem, 27 colaboradores do Município de Matosinhos dedicaram a manhã a plantar e a cuidar de árvores nativas no Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), em Santa Cruz do Bispo.

Tendo em vista a recuperação da vegetação ripícola nativa nas margens do ribeiro que atravessa o Parque Ecológico do Monte S. Brás e desagua no Rio Leça, foram selecionadas para esta ação duas espécies típicas do Leça, o carvalho-alvarinho (Quercus robur) e o salgueiro-negro (Salix atrocinerea). Com recurso a sachos, enxadas e alguma genica, 93 jovens plantas foram instaladas nos lugares que haviam sido previamente marcados com estacas. Alguns voluntários estiveram também a colocar cerca de 50 tutores no campo demonstrativo do CRPVL, de forma a sinalizar e orientar as árvores e arbustos que lá estão a crescer.

No final da ação, o grupo liderado pela Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, visitou o campo demonstrativo e a área envolvente que será reabilitada para o usufruto da comunidade.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020CREPorto.malmeida; ©2020CREPorto.smendes

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e está a ser promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto e com a colaboração da Mycotrend.