No passado dia 18 de janeiro decorreu o primeiro Encontro da Comunidade Educativa A Natureza é a melhor sala de aula (NSA), no Serviço Educativo da Fundação de Serralves (Porto).

O Encontro, decorrido na manhã de sábado, contou com a participação de 44 professores e educadores que integram a Comunidade Educativa do projeto. No total, 73 docentes (de 35 estabelecimentos de ensino da Área Metropolitana do Porto) aceitaram o desafio de utilizar a Natureza para dar as suas aulas. Entre os docentes e educadores participantes encontravam-se muitos que estão a abraçar o projeto pela primeira vez, mas também vários que já têm colaboração em projetos e iniciativas anteriores promovidas pelo CRE.Porto.

A Marisa Costa, do CRE.Porto e coordenadora do projeto educativo NSA, abriu este Encontro com o enquadramento breve ao projeto e, em particular, aos Guiões Orientadores desenvolvidos para auxiliar os membros da Comunidade a realizarem as suas aulas fora do contexto de sala de aula, constituindo-se um dos motes para este encontro. No total, foram desenvolvidos oito guiões com 32 atividades (quatro atividades em cada guião) a implementar em todos os ciclos de ensino (do pré-escolar ao ensino secundário), tendo base nas orientações curriculares, nas aprendizagens essenciais e no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

As educadoras Anabela Pereira e Cristina Coelho conjuntamente com a Mariana Roldão, do Serviço Educativo de Serralves, focaram-se, assim, em quatro das atividades dos oito guiões orientadores e mapearam os conceitos-chave e os processos para o desenho e desenvolvimento destas atividades, criando simultaneamente espaço para a partilha de ideias e ferramentas que podem resultar não só na sua implementação, mas sobretudo para a adaptação às especificidades das crianças e jovens e aos recursos de natureza disponíveis em cada contexto educativo. De forma dinâmica, os docentes e educadores tiveram acesso a materiais diversificados que foram considerados para a conceção das atividades e que podem ser ferramentas e estratégias para esta metodologia de ensino-aprendizagem. Intercalados com esta com estas orientações teórico-práticas, estiveram alguns momentos potenciadores do sentido de Comunidade Educativa NSA. O Encontro foi encerrado com os membros da Comunidade a espelhar com post-its reunidos num quadro a pertinência académica e social de se promover esta metodologia de ensino-aprendizagem com recurso da Natureza.

Com a inspiração, partilhas instigadas com este Encontro, o próximo passo consiste em os educadores e docentes implementar estas atividades fora da sala com os seus alunos, durante os próximos meses.

Com a convicção de que a Natureza é a melhor Sala de Aula, fazemos votos de um bom trabalho a todos!

FOTOS | Créditos: ©2020CRE.Porto.lesantos; ©2020CRE.Porto.malmeida; ©2020Serralves

Este encontro foi organizado no âmbito do projeto educativo “A Natureza é a melhor sala de aula” 2019/2020, promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. A ação de formação é desenvolvida em parceria com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves.