Na passada sexta-feira, 6 de setembro, decorreu uma ação de manutenção das árvores nativas plantadas entre 2013 e 2017 na parcela FUTURO da Jardiland, na Maia.

A ação contou com o acolhimento do Município da Maia e após as boas vindas, os 16 voluntários desceram até à parcela, junto do rio Leça. O porte de algumas das árvores plantadas, como os ulmeiros com mais 2m de altura, surpreendeu os voluntários e alguns recordaram a sua participação em ações de plantação que aconteceram nesta parcela ao longo dos últimos 6 anos. A área com cerca de 2 hectares, conta com centenas de árvores nativas, entre ulmeiros, freixos, sanguinhos-de-água, sabugueiros e outras espécies. Desde a primeira plantação em 2013 que a área foi alvo de várias ações por parte de técnicos e voluntários com vista a manter a galeria ripícola.

O grupo de voluntários procedeu à limpeza do excesso de vegetação em volta das árvores e arbustos mais jovens, com recurso a enxadas, pequenos sachos, mas para um acabamento mais delicado do trabalho, recorreu-se ao trabalho manual! Os participantes verificaram também o estado dos tutores das plantas e colaboraram entre si para garantir a rega com recurso à água do rio, numa verdadeira linha de trabalho, desde a margem até à parcela. No final da manhã, alguns voluntários conseguiram aceder à vinha selvagem que crescia por entre as copas de uns imponentes carvalhos-alvarinho e rapidamente foi possível encher um cesto de uvas, que chegou para recompensar uma boa parte do esforço de todos!

Muito obrigad@!

FOTOS | Créditos: ©2019CREPorto.ampereira; ©2019mmirandapereira

Esta ação é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pela Câmara Municipal da Maia em colaboração com o CRE.Porto e a Jardiland. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.