Nove estudantes universitários jordanos, que estão a participar num curso de 10 dias sobre sustentabilidade na UCP, no âmbito do projeto EGREEN, passaram a manhã de 12 de setembro na Quinta Vilar d’Allen.

Na chegada à Quinta foi apresentado o trabalhado realizado no âmbito do FUTURO, assim como os objetivos e resultados obtidos, as preocupações e as contribuições para a mitigação das Alterações Climáticas. Ao longo do percurso até à área de intervenção do FUTURO, foram apresentadas algumas das espécies de flora nativa e exótica presentes. Já no local, foi abordado a problemática das plantas invasoras e a importância do seu controlo. Fez-se uma demonstração do método de controlo “descasque” com uma Austrália (Acacia melanoxylon). Todos os participantes experimentaram a tarefa com grande satisfação e tiveram oportunidade de visualizar os resultados obtidos por ações anteriores de descasque desta espécie. Foram ainda apresentadas algumas das espécies nativas plantadas pelo FUTURO, utilizadas para renaturalização da área.

Durante a manhã, a família Allen partilhou com o grupo um pouco da história da Quinta, dos seus jardins e a importância das árvores para a família ao longo de várias gerações.

FOTOS | Créditos: ©2019CREPorto.malmeida

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é um projeto do CRE.Porto, uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.