No passado dia 15 de abril, o Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, um projeto do Município de Matosinhos, abriu as suas portas aos técnicos parceiros do CRE.Porto, para uma sessão de formação sobre propagação vegetativa de espécies nativas ribeirinhas. Estiveram presentes participantes dos município do Porto, Oliveira de Azeméis, Valongo e Santa Maria da Feira. Com esta sessão de formação pretendeu-se dar a conhecer métodos de produção de estacas lenhosas, semi-lenhosas e herbáceas, de espécies típicas do Vale do Leça, permitindo assim enriquecer os conhecimento dos técnicos que lidam com a gestão dos seus hortos municipais e/ou espaços verdes.

A sessão, liderada pelo Miguel Ramos (investigador da UCP/Mycotrend) começou com uma abordagem teórica sobre a importância da propagação vegetativa (estacaria) na produção de espécies que possuem maiores dificuldades na germinação por semente, bem como utilizar esta técnicas para se produzir plantas que irão entrar em produção mais cedo. Com uma aposta feita na modernização e otimização das técnicas de produção de plantas, o Viveiro do Leça foi recentemente equipado com material apropriado para a produção de plantas por estacaria onde vários parâmetros são diariamente controladas, para permitir um maior sucesso do enraizamento das estacas, desde a temperatura à humidade.

Após o enquadramento teórico, e apesar da chuva forte, os participantes percorreram os espaços do Parque Ecológico Monte S.Brás com o objetivo de recolher o material vegetal necessário. Durante essa componente prática foi abordada a questão da escolha de uma boa planta-mãe e quais os procedimentos para se conseguir estacas com vigor e em boas condições. As espécies recolhidas nesta manhã e inicio da tarde foram o salgueiro-negro (Salix atrocinera), sabugueiro (Sambucus nigra) e loureiro (Laurus nobilis), num total de quase 400 estacas.

FOTOS | Créditos: ©2019CRE.Porto.ampereira; ©2019CRE.Porto.malmeida

O Viveiro do Leça é um dos componentes essenciais do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça. Este projecto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e está a ser promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto.