As ações realizadas na Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, sejam de plantação ou manutenção, são sempre um evento notável para a cidade! Não fosse pelo grupo de dezenas de pessoas que habitualmente se juntam nesta área, que a olhos vistos começa a ganhar um nova vida e uma nova cor. A manhã de dia 10 de março não foi uma exceção, 120 voluntários reuniram-se para instalar 629 novas árvores e arbustos nativos.

A subida à Mata da Quinta do Castelo, de sachola e sacho na mão já é um cenário habitual em alguns domingos do ano, pelo menos, durante a época de plantação! Os voluntários presentes tinham várias origens e pertenciam a diferentes entidades, além de grupos de amigos e familiares. Foi possível contar com a já habitual presença dos escuteiros, desta vez o Agrupamento 1000 Maceda e o Agrupamento 640 Santa Maria da Feira. Também colaboraram membros do Núcleo de Reiki de Santa Maria da Feira – Associação Portuguesa de Reiki, ciclistas do grupo BTT Souto e ainda elementos do Projeto Jovem Autarca. Este grupo tão diversificado e cheio de vontade, estava pronto a trabalhar e rapidamente foram distribuidos por área de intervenção, cada uma com as espécies mais adequadas.

As árvores e arbustos nativos instalados, eram quase tão ou mais variados quanto os grupos de voluntários! 🙂 Assim, foram plantadas 14 espécies, sendo elas: zêlhas (Acer monspessulanum), bordo (Acer pseudoplatanus), medronheiros (Arbutus unedo),  bétulas (Betula pubescens), freixos (Fraxinus angustifólia), jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans), macieiras-bravas (Malus sylvestris)murtas (Myrtus communis), pinheiros-manso (Pinus pinea), pilriteiros (Crataegus monogyna), azereiros (Prunus lusitânica), carvalhos-alvarinho (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber) e gilbardeiras (Ruscus aculeatus). Mediante o objetivo pretendido para cada uma das áreas desta nova parcela, as plantas foram divididas, fosse para criar uma alameda ao longo do caminho, fosse para adensar um espaço mais exposto e plano, com espécies de grande porte. Todo o planeamento foi cuidadosamente realizado pela equipa técnica da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com o CRE.Porto.

Todo o grupo esteve sempre bastante entusiasmado e dedicado a cumprir com as suas tarefas, desde a plantação, à sinalização e proteção das plantas, com os tutores e protetores. Ao longo da manhã foram vários os momentos de descoberta, não só pela grande variedade de espécies, quer pelo facto de se irem encontrando algumas (boas) surpresas! Ao aprofundar uma pequena cova para a instalação de uma zêlha (Acer monspessulanum) eis que estava a repousar dentro da mesma um pequeno sapo comum (Bufo bufo), ainda bebé! Apesar da alegria do encontro não ter sido transversal a todos, pelo menos a surpresa e a curiosidade, essa foi comum. 🙂

A manhã terminou com o cumprimento da meta de plantação e com a certeza que este foi mais um excelente contributo para a mudança da paisagem desta Mata tão emblemática para a cidade.

FOTOS | ©2019CRE.Porto.ampereira ©2019CRE.Porto.malmeida ©2019MRodrigues

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.