Ao longo da manhã os vários voluntários, que vieram do próprio concelho e de toda a Área Metropolitana do Porto, foram distribuídos pela nova parcela da Mata da Quinta do Castelo, completando assim a plantação nas áreas já intervencionadas em 2016 e em 2017.

As espécies escolhidas vieram dar seguimento ao trabalho já iniciado e dada esta (bio)diversidade, o momento foi mais que oportuno para dar a conhecer a muitos dos voluntários algumas das espécies menos conhecidas da nossa flora nativa, tais como o Acer monspessulanum (zêlha). A cantora lírica Ana Maria Pinto, que nos acompanhou também neste dia, aproveitou esta descoberta para “plantar quase todas” as pequeninas árvores desta espécie. Outras ainda, mais raras e ameaçadas, vão, com perseverança, (re)conquistar o seu espaço neste futuro bosque nativo, como o Prunus lusitanica (azereiro) e o Taxus baccata (teixo).

Muitos dos voluntários que rumaram a Santa Maria da Feira são já presença habitual, amigos, famílias completas, membros da Associação Portuguesa de Reiki, entre muitos outros, como foi o caso do Afonso que, pela terceira vez, veio plantar com a família e com a ajuda do seu camião amarelo 🙂

Este domingo contamos ainda com os Escuteiros do Agrupamento 1000 (Maceda), com um simpático grupo de antigos alunos de informática que se reúnem anualmente há 30 anos e que desta feita decidiram que o reencontro se iniciaria com a plantação de árvores. Recebemos ainda o Jovem Autarca de Santa Maria da FeiraRicardo Brito, que assumiu a plantação de árvores como uma das missões do seu mandato.

Mesmo com uma manhã de sol, o vento frio fazia tremer os mais desprotegidos, mas mesmo assim houve força até ao fim, para plantar, estacar e proteger todas as plantas e a meta foi atingida com distinção! 🙂

Na despedida, houve ainda tempo para espreitar o estado das plantas instaladas em épocas anteriores, tais como os carvalhos, azevinhos e azereiros, que já conseguiram exteriorizar o protetor, confirmando o sucesso da sobrevivência desta parcela. Por cada grande manhã de plantação, a Mata do Castelo vai passo a passo, começando a transformar-se num bosque nativo, cada vez mais bonito e rico!

A tod@s mais uma vez muito obrigad@!

FOTOS Créditos: ©2018CRE.Porto.rruiz, ©2018CRE.Porto.malmeida, ©2018CRE.Porto.ampereira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Fazemos um agradecimento ao programa Tandem Europe, que ofereceu 550 protetores individuais para as plantas, a ser utilizados nas plantações desta época em Santa Maria da Feira.