Desta vez fomos plantar 60 árvores autóctones na Mata da Quinta do Castelo com a ajuda de 22 voluntários de 14 países, participantes no programa Tandem Europe – Social Innovation Kick-off meeting a decorrer em Stª Maria da Feira, promovido pela 4iS – plataforma para a inovação Social.

Para além de aprenderem como bem se planta uma árvore, ficaram a conhecer algumas curiosidades sobre os teixos, sobreiros, medronheiros e azereiros, espécies nativas de Portugal. Abordou-se também alguns dos desafios que a nossa floresta enfrenta, nomeadamente as plantas invasoras e os incêndios.

Fica assim completa a plantação das 553 árvores previstas para esta época, perfazendo um total de 1855 árvores nativas já plantadas em cerca de 3,5 hectares da Mata do Castelo.

Agradecimento especial ao programa Tandem Europe, que ofereceu 550 protetores utilizados nas plantações desta época.

FOTOS Créditos: ©2018CRE.Porto.malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.