Mais uma vez, Vila do Conde convida-nos a conhecer um local frequentado pelos nossos antepassados e onde está a ser reabilitada uma floresta para os vindouros.

O encontro será a 25 de fevereiro no Monte da Cividade de Bagunte, lugar da Soledade ou Subidade.

Esta nova área do FUTURO localiza-se na União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada e alberga um importante núcleo de ruínas arqueológicas que, desde 1910, está classificado como Monumento Nacional.

Recentemente, parte do Monte da Cividade foi adquirido pela Câmara Municipal, e é objetivo recuperar no local o núcleo de espécies autóctones de forma a valorizar e conservar o património natural situado na envolvente ao núcleo de ruinas arqueológicas, melhorando as condições de fruição do espaço.

Iniciaremos a manhã com a plantação de 250 carvalhos-alvarinhos e castanheiros e no final da ação, Pedro Brochado (arqueólogo do município) irá dar a conhecer a história do Monte da Cividade de Bagunte.

Inscrições (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail).

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pelo CRE.Porto. Colabora a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto e a Equipa de Sapadores Florestais de Vila do Conde. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.