No passado 10 de dezembro demos início às atividades de plantação numa nova parcela do FUTURO na Serra de Santa Justa. Esta nova área de 1,5 hectares, propriedade da Confraria de Santa Justa e Santa Rufina, e em cuja gestão colabora o Município de Valongo, ardeu este verão.

Era um eucaliptal e acacial que a equipa do FUTURO preparou durante o mês de novembro (abate de eucalipto, controlo de acácia, limpeza, marcação de covas) que agora se começará a transformar num espaço propício para a instalação e regeneração de espécies nativas. Esta foi, por isso, uma plantação especial, o início da reabilitação desta área, em pleno Parque das Serras do Porto (e Rede Natura 2000).

Mas o dia foi especial também por outros motivos: foi o reencontro com muitos Voluntários já veteranos nas ações do FUTURO bem como de acolhimento de novos participantes. A mais nova – a pequena Luísa – trabalhou toda a manhã com o entusiasmo típico de uma criança, ajudando a plantar e a instalar os tubos protetores individuais nas pequenas plantas. Acolhemos ainda um investigador especialista em carvalhos (que esperamos que nos possa acompanhar mais vezes). Foi também o dia de aniversário de casamento de um dos nossos Voluntários veteranos, que escolheu a atividade de plantação para celebrar esse momento tão especial 🙂

No final dos trabalhos (plantamos 470 árvores!), e como já tem sido hábito, tomámos um retemperador chá e provamos os famosos biscoitos de Valongo. Para fechar a manhã em grande, os 57 participantes puderam visitar o zimbório da Capela de Santa Justa (que abriu as portas especialmente para nós!).

Muito obrigad@!

FOTOS Créditos: ©2016CREPorto. rruiz; ©2016CREPorto. malmeida

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Guardar

Guardar

Guardar