Nimg_6102o passado 12 de novembro decorreu o primeiro dia do Programa de Formação “Como potenciar as árvores e a florestas num contexto educativo”, especialmente concebido para os participantes na Rede de Escolas do FUTURO.

Estiveram presentes neste primeiro dia de formação 46 Professores, Mentores e Técnicos de vários municípios da AMP e da equipa do FUTURO. O acolhimento foi feito no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, em Gondomar.

O objetivo do Programa de Formação é o de capacitar e inspirar os professores no uso das árvores e das florestas como ponto de partida para as aprendizagens.

O painel de oradores foi bastante diversificado e contou com especialistas de áreas muito distintas.

Paulo Alves, biólogo e investigador da Faculdade de Ciências da UP e do CIBIO, abordou a floresta nativa e os seus habitats, focando-se na importância ecológica  e riqueza genética das espécies que constituem os ecossistemas florestais da zona Norte do País.

Seguiu-se a música e as artes performativas com a soprano Ana Maria Pinto que, acompanhada da guitarra, conseguiu rapidamente transmitir a importância da criatividade e da “educação pela arte”.  Com a colaboração de todos os presentes, num pequeno e divertido exercício prático, iniciou-se um diálogo com as árvores, histórias e cânticos ancestrais.

Por fim, em jeito de fecho com chave-de-ouro, Mariana Cruz, investigadora da Universidade do Minho inundou a sala com ideias, exemplos e estratégias sensoriais que irão permitir aos docentes trabalhar com os seus alunos a interpretação e perceção da floresta e da paisagem de forma inovadora e expressiva.

Certameimg_1431ante o potencial educativo destas abordagens será agora usado pelos Professores no desenvolvimento dos projetos.

Na ação de formação foi oferecido aos Professores/Escolas  da Rede um pack de sementes de espécies nativas, uma gentileza do projeto Sementes de Portugal.

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.

Fotografias | Créditos: @2016CRE.Porto|rruiz e @2016CRE.Porto|ampereira

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar