_DSC8173No passado 28 de maio uma pequena equipa de voluntários (9, para sermos mais exatos) subiu ao Monte de Santa Justa (Valongo) para levar a cabo uma importante atividade: instalar tubos protetores individuais e estacas nas plantas nativas plantadas na época 2014/15 nesta parcela do FUTURO. A área em causa estava, antes da primeira intervenção realizada no âmbito do FUTURO (e cofinanciada pelo ON.2), invadida com acácia e dominada por eucalipto. A preparação do terreno realizada em novembro de 2014 incluiu o abate e controlo destas duas espécies. A reflorestação com carvalho-alvarinho, medronheiro e sobreiro aconteceu nos meses seguintes. E claro que já sabiamos que manter esta parcela iria ser um desafio…

Agora, um ano e meio após essas primeiras intervenções, o eucalipto e a acácia estão a rebentar usando todas as estratégias possíveis e urge um novo controlo motomanual feito por uma equipa de profissionais, e já planeado para as próximas semanas (antes do período crítico de risco de incêndio).

O trabalho realizado este sábado pelos Voluntários irá facilitar grandemente esses trabalhos e reduzir significativamente o risco de corte acidental das árvores nativas ali plantadas. No total, foram instalados cerca de 300 protetores individuais e 400 estacas para assinalar e proteger as plantas.

As condições climatéricas não ajudaram a pequena equipa de trabalho que resistiu (chovia e trovejava abundantemente!) e no final a sensação de dever cumprido dominou sobre a de pés molhados 🙂

No final dos trabalhos fomos simpaticamente agraciados com um chá quente e biscoitos (que bem soube!), uma simpatia da Raquel Viterbo, da Câmara Municipal de Valongo.

Agradecemos ainda ao Vitor Paraty e ao António Pinto porque esta semana, por sua conta, continuaram a fazer esse trabalho de instalação de estacas e protetores nas plantas. Quem tem Voluntários assim tem tudo! 🙂

Muito obrigada a tod@s! Desta vez as fotos são poucas, porque a chuva não deixou o fotógrafo fazer o seu trabalho… (FOTOS | Créditos: @2016CRE.Porto|mpinto & @2016CRE.Porto|rruiz)