_DSC5977No passado domingo, 31 de janeiro, o dia dos Plantadores do FUTURO foi passado em Laúndos (Póvoa de Varzim). Um dia cinzento e cujo céu ameaçou abrir-se a qualquer momento. Apesar de não ter chovido, uma parte do terreno de plantação e os acessos para o mesmo estavam bastante ensopados, o que transformou a nossa atividade numa verdadeira luta com a lama 🙂

Os mais pequenos divertiram-se imenso a chapinhar na água, saltitar na lama, plantar e observar os girinos nas pocinhas ali mesmo ao lado. Os mais crescidos e adultos focaram-se na plantação de 208 carvalhos, bordos, castanheiros, entre outros, naquela nova parcela do FUTURO ali mesmo ao lado da Ecopista que une Vila Nova de Famalicão à Póvoa de Varzim. As restantes 92 árvores planeadas para o local não foram instaladas neste dia, pelo excesso de água existente no terreno. Serão instaladas logo que seja oportuno.

Participou ainda na atividade a Vereadora de Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que chegou equipadíssima para trabalhar e plantou connosco durante uma boa parte da manhã.

Obrigado a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|rruiz

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e pelo CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.