_DSC5440“Nós estamos a divertir-nos muito e estamos a ajudar o Mundo”. Esta foi a incisiva afirmação da Nádia, durante a plantação do passado 30 de janeiro em Covelo, Gondomar. E assim foi!

Esta atividade juntou um grupo de 42 Voluntários muito eclético que incluía o Clube de Ciências da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa (com a sempre presente Profª Manuela Faria, também da APRISOF), várias famílias de outros municípios da região, o Sr. Vitor Matias (proprietário do terreno) e família, estudantes de medicina, a equipa de Sapadores Florestais de Gondomar, entre outros cidadãos empenhados em ajudar a criar floresta nativa.

Passadas as explicações e demonstrações iniciais, miúdos e graúdos arregaçaram as mangas para pôr na terra 640 árvores (carvalho-alvarinho, pinheiro-manso e medronheiro). O terreno já estava todo preparado pela equipa de Sapadores Florestais da Portucalea, com o corte de matos em faixas (a nossa técnica favorita, pois o solo fica mais protegido) e com covas já nos locais certos, o que facilitou muito os trabalhos. Ainda assim, e para quem tem menos experiência nestas lides, nem sempre é fácil deixar as árvores bem plantadas, pelo que para fazer verificações criamos uma equipa mista para bater a área, na qual participaram também a Nádia e a Diana do Clube de Ciências da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, que estavam empenhadas em que tudo ficasse muito bem plantado! E diga-se que a Diana, apesar de muito jovem, sabia plantar como uma mestre!

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|rruiz

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e pelo CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.