Grupo de Trabalho do SIG do FUTURO (falta-nos o NuNo Gomes Lopes nesta foto)

Grupo de Trabalho do SIG do FUTURO (falta-nos o Nuno Gomes Lopes nesta foto!)

No passado mês de maio formalizamos uma iniciativa que já tinhamos em mente há uns meses. Criamos o nosso “Grupo de Trabalho do Sistema de Informação Geográfica do FUTURO”. Este Grupo de Trabalho é amplo e multidisciplinar: duas biólogas (Ana Maria Pereira e Marta Pinto), uma engenheira do ambiente (Conceição Almeida), um topógrafo (Miguel Bragança), um arquitecto (Nuno Gomes Lopes) e, essencial neste grupo, um engenheiro cívil especialista em Sistemas de Informação Geográfica (Ricardo Pinho).

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – tem gerado ao longo do tempo uma grande riqueza de dados associados ao território e queriamos começar a organizar e potenciar devidamente essa informação.

O nosso especialista em SIG trouxe-nos a solução tecnológica e implementou-a e agora estamos todos envolvidos na georreferenciação de parcelas e de amostras de monitorização, bem como de preenchimento de tabelas de atributos para cada uma das nossas parcelas.

Um verdadeiro trabalho em equipa que, após a pausa de agosto, continuará em força em setembro de 2015. Para essas datas estamos já a planear uma formação para a equipa sobre a utilização de Quantum Gis. Obrigado ao Miguel, ao Nuno e ao Ricardo pelo seu entusiasmo e pela sua colaboração graciosa neste grupo de trabalho que tem muito trabalho pela frente! 🙂

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto. É cofinanciada pelo ON.2.