No último mês a equipa do FUTURO voltou a por pés ao caminho e monitorizou as parcelas plantadas na época de 2014/2015. Percorremos os municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde. Para avaliar o sucesso das nossas intervenções foi colocada em prática a
metodologia definida alguns meses antes com a ajuda do Prof. Nuno
Formigo (FCUP, Cibio/Inbio).

O trabalho foi feito dos locais de mais fácil acesso aos mais exigentes, com vegetação alta, silvas espinhosas e muitos fojos. Com a primavera, as chuvas e o calor a vegetação ‘explodiu’ e as nossas pequenas árvores, de crescimento mais lento e ainda em fase de adaptação à sua nova ‘casa’ estavam em alguns casos muito bem camufladas. A boa notícia é que na generalidade das parcelas conseguimos observar um bom crescimento das pequenas árvores e algumas delas já não são assim tão pequenas! Além da avaliação do estado das árvores pudemos ainda observar que as campanhas de limpeza das parcelas favoreceram a regeneração natural de espécies nativas que já existiam, como carvalhos e sobreiros.

O trabalho foi árduo, exigiu muito protetor solar e obrigou os dias a esticaram-se até ao limite das horas de luz, mas foi muito facilitado pela – mais uma vez – generosa ajuda dos nossos grandes Voluntários!

A esta campanha de monitorização juntaram-se alguns Veteranos do FUTURO que novamente voltaram a mostrar por que é que lhes atribuímos este título! À Ana Mineiro, ao Aurélio Costa, à Isabel Ribeiro, ao José Antunes e ao Vladimiro Pereira o nosso muito obrigado pela colaboração, capacidade de trabalho e – sempre – boa disposição!

Agora é o momento de tratar números, muitos números! Em breve partilharemos resultados 🙂
Algumas FOTOS.

Esta atividade é desenvolvida pelo CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das
100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É cofinanciada pelo ON.2.