Mais uma vez o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – conta com o apoio imprescindível da Transportadora Luís Simões. Pelo terceiro ano consecutivo, a Luís Simões transporta as pequenas plantas nativas nos viveiros dos Estado (Alcácer do Sal e Sabugal) até à nossa região. Deste modo é possível poupar recursos económicos e evitar a multiplicação de emissões de carbono que aconteceria caso cada município fizesse o seu transporte individualmente. Os carvalhos, sobreiros, freixos, cerejeiras, azereiros e outras, num total de 27 espécies, já estão sobre rodas!

Este ano, o FUTURO conta ainda com a preciosa colaboração da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, que acedeu a ser a plataforma de receção das árvores, armazenamento e seu acondicionamento para serem entregues a cada município parceiro e chegarem ao seu destino final.

O FUTURO voltou este ano a ser a candidatura de maior mérito no Programa Nacional Floresta Comum e, consequentemente, vai receber as 23.759 árvores necessárias para continuar a (re)arborizar a região. As áreas de intervenção abrangem parcelas em serra ou áreas ribeirinhas em 16 municípios da AMP.

Um profundo agradecimento a todos.