No passado dia 9 de novembro um grupo de 33 voluntários esteve no Parque das Ribeiras do Uíma para plantar árvores nativas e conhecer mais a fundo aquela área integrada na Rede de Sítios Metropolitanos e que agora integra também as áreas de intervenção do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

Nos dias anteriores ao dia da plantação, as equipas do CRE.Porto e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sempre debaixo de chuva, andaram numa intensa atividade para que a área estivesse devidamente preparada para receber as novas árvores. E no dia D – Domingo 🙂 – lá estava uma boa equipa de voluntários constituída pelos Escuteiros de Fiães, pela associação Idiotas e por voluntários já veteranos do FUTURO. O grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa. Acompanharam igualmente as atividades o Vereador de Ambiente, Vítor Marques, e o Presidente da Junta de Fiães, António Ribeiro.

Foram plantadas 168 árvores (medronheiro, lódão- bastardo, pilriteiro, freixo, carvalho-alvarinho, ulmeiro). A meta de 325 árvores definida não pôde ser atingida porque a chuva intensa dos dias anteriores inundou uma das áreas nas quais estava planeado plantar.

Após a plantação houve tempo para aprender a fazer estacas de salgueiro e de sabugueiro, visitar a área onde estão em demonstração e teste várias técnicas de engenharia natural para estabilização de margens ribeirinhas, bem como percorrer o passadiço que nos permite acompanhar as margens do rio.

Obrigada a tod@s! Veja as FOTOS.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, sendo organizada pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Junta de Freguesia de Fiães. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.