No passado 2 de outubro realizou-se, em Espinho, o Primeiro Encontro de Técnicos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O encontro foi dedicado exclusivamente aos Técnicos Superiores dos parceiros envolvidos na implementação do projeto, marcando o início da atual Campanha de Plantação 2014-2015 e consistiu numa ação de capacitação-ação sobre identificação e controlo eficiente de plantas invasoras.

Durante a primeira parte da ação, Hélia Marchante, investigadora na área das plantas invasoras, destacou a necessidade de uma gestão bem planeada no controlo das invasoras. Para conquistar terreno às plantas invasoras não podemos “ter mais olhos que barriga, subestimar e virar as costas ao inimigo, acreditar em receitas milagrosas e ignorar o regime de fogo”.

O trabalho de campo decorreu no Castro de Ovil, onde os participantes puderam praticar a técnica do descasque e conhecer de perto diversas plantas invasoras.

Participaram técnicos das Câmaras Municipais de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, bem como da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, da Fitonovo e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, além da equipa do CRE.Porto.

O encontro constituiu uma importante oportunidade para trocar experiências e consolidar a rede de parceiros do FUTURO. Ver fotos.

Este encontro desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovido pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciado pelo ON.2.