Começamos à conversa, com Helena Barbosa da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, acabadinha de chegar de férias mas cheia de energia como sempre. Foi uma oportunidade de ficar a conhecer melhor a sustentabilidade da nossa floresta. Tudo isto no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, onde fomos calorosamente recebidos pela diretora Iva Rodrigues e pelo vereador José Fernando Moreira.

Rumamos então para Foz de Sousa onde plantamos 500 árvores nativas, nomeadamente Padreiros (Acer pseudoplatanus) e Carvalhos-alvarinho (Quercus robur). O objetivo é prevenir (novos) incêndios florestais.
Como contamos com cerca de 70 voluntários a tarefa não foi demasiado árdua mas muito divertida (apesar do calor e das dificuldades do terreno). Em especial pela animada presença do grupo da Escola básica do 1.º ciclo de Jancido, do Rotary Club Porto Portucale, do Banco Local de Voluntariado de Gondomar, da APRISOF- Associação de protecção dos Rios Sousa e Ferreira e da União de Freguesias de Foz de Sousa e Covelo. E claro, tivemos ainda a oportunidade de conhecer e provar produtos da floresta, nomeadamente mel, e por isso energia foi coisa que não faltou!

Muito obrigado a todas! (plantação no dia da Mulher, 8 março) Veja as FOTOS (mais aqui).

Atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pela Câmara Municipal de Gondomar em colaboração com o CRE.Porto e a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. Colaboram as empresas Diálogos de Primavera e Curiosidade Natural. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum.