A manhã de sábado do dia 5 de abril estava chuvosa mas nem por isso os Escuteiros de Moreira e os membros do Rotary Club da Maia deixaram de comparecer no Parque de Avioso (Maia) para a ação de manutenção e retancha. Antes de começarmos os trabalhos fizemos um pequeno percurso pelo parque, durante o qual o Artur Branco, técnico da Câmara Municipal, deu a conhecer um pouco este espaço verde tão especial, abordando as linhas de água, os seres-vivos e a vegetação que lá se encontram.

Depois, foi meter as mãos na massa (na terra, neste caso). Enquanto a maioria do grupo esteve a plantar árvores nativas no troço “Avioso, ribeira do Arquinho”, alguns dos voluntários estiveram a construir micro açudes que vão reter água para que a vegetação circundante não tenha carência deste elemento vital nos dias mais secos. No final da manhã, juntamo-nos todos (35) e concluímos a plantação de 63 árvores autóctones: sanguinhos-de-agua (Frangula alnus), freixos (Fraxinus angustifolia) , sabugueiros (Sambucus nigra) , tramazeiras (Sorbus aucuparia) e ulmeiros (Ulmus minor).

Obrigada a tod@s! Veja as Fotos

Atividade promovida pela Câmara Municipal da Maia em colaboração com o CRE.Porto, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) são provenientes do programa Floresta Comum.