Como estava prometido, a equipa do projeto-piloto ‘da semente à árvore’ regressou à EB1 dos Ribeiros e à EB 2,3 de S. João da Madeira. Desta vez foi para transmitir dicas sobre quando e como plantar uma árvore e mostrar como utilizar o mapa colaborativo criado especialmente para este projeto. Nas duas sessões realizadas participaram 23 encarregados de educação juntamente com os seus educandos.

Dado que os sobreiros semeados pelos alunos participantes no projeto (em novembro 2013) ainda não estão prontos para o transplante fizemos como nos programas de culinária e entregamos a cada família um medronheiro (Arbutus unedo) para plantar e posteriormente mapear ou, como o Nuno Gomes Lopes ilustrou nas sessões, “plantar a árvore no mapa”. 🙂

Os próximos passos agora são a plantação da árvore, o seu registo no mapa colaborativo e o acompanhamento da evolução da árvore por parte de cada plantador. No final de Março teremos com certeza mais novidades!

Fotos das sessões.

Este projeto-piloto nasce no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é promovido pelo CRE.Porto e pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e conta com o apoio de técnico do Engº Luís Côrte-Real, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e do arquiteto Nuno Gomes Lopes, que voluntariamente colabora na componente mapeamento online das árvores.