Texto e imagens de Fernando Oliveira, Curador da Floresta

O sol matinal prometia uma manhã agradável no sábado passado. E, de facto, isso aconteceu, para os lados da Serra das Banjas, em Gondomar.
Os 40 voluntários, dos quais cerca de metade são alunos da EB2/3 Fânzeres, acompanhados de professores e familiares, começaram com meia hora de caminhada até ao local designado para a atividade. E quando todos participam a tarefa é mais fácil e rápida, de modo que a plantação de 200 bétulas num dos cumes da serra realizou-se em menos de uma hora. De salientar que, para a rapidez da ação, houve trabalho prévio dos sapadores florestais, feito em dias anteriores, na abertura dos buracos onde as plantas “bebé” foram colocadas.De notar ainda que a área da plantação foi sujeita, em tempos recentes, a incêndios, e daí que a cumeeira se apresenta “careca”.
É de desejar que os resultados desta e de futuras plantações com árvores autóctones tornem, daqui a umas dezenas de anos, a paisagem mais agradável e mais saudável na Serra das Banjas.

Obrigada a tod@s os participantes! Veja as FOTOS 

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar e a Portucalea. Colaborou o Grupo Ar Livre da EB2/3 Fanzeres. As árvores são provenientes do Programa Floresta Comum.