Plantar árvores é Optimus :)

Plantar árvores é Optimus :)

No dia 29 de Outubro, os colaboradores da Optimus e Wedo e os seus familiares e amigos plantaram pilriteiros, carvalhos-alvarinhos, castanheiros e aveleiras na Área Arqueológica do Monte Padrão, em Monte Córdova, Santo Tirso. Os cerca de 45 voluntários, com a ajuda dos sapadores florestais, plantaram 600 árvores (mais cem do que a meta que tinhamos definido para a manhã de trabalho!).
Esta foi a primeira grande plantação do projecto das 100.000 árvores e nela todos ajudaram, até o S. Pedro, que na semana anterior providenciou chuva suficiente para que o solo ficasse bem húmido e preparado para receber as novas árvores e no dia da plantação nos presenteou com um dia lindo!

As espécies de árvores plantadas na Área Arqueológica do Monte Padrão não foram escolhidas ao acaso: à excepção do castanheiro, mais recente na área, os pilriteiros, aveleiras e carvalhos-alvarinhos são as espécies que se sabe existiam espontaneamente naquela região na altura dos povos castrejos e romanos. E foram os voluntários da Optimus e Wedo que, plantando as várias espécies de uma forma aleatória, decidiram qual vai ser a aparência daquela área daqui a algumas dezenas de anos, quando todas as árvores crescerem. Aliás, já marcamos encontro daqui a 20 anos para recolher as avelãs e as castanhas!

Esta acção de plantação está integrada no projecto Futuro – 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono e melhorar a qualidade do ar, este projecto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Album de fotos no Facebook | Album de fotos no Picasa

2015-08-26T10:36:12+00:00 27 Outubro, 2011|ação de plantação|

Deixe um comentário