“Criar bosques é fácil. O mais difícil é mantê-los”. Esta frase é frequentemente expressada pelas pessoas com mais experiência em projectos de reflorestação. E foi para tentar responder a este desafio que criamos o programa Curador das Florestas.

O programa Curador das Florestas tem como objectivo formar, motivar e orientar a colaboração de voluntários ao longo do tempo de modo a que colaborem na plantação, mas principalmente na mantenção posterior dos bosques do projecto FUTURO – 100.000 árvores.
O que se pede a todas as pessoas é que ofereçam 5 dias de trabalho voluntário por ano aos bosques (conheça as áreas onde vamos intervir).

Estima-se que em 2 dias de trabalho de plantação cada Curador plante 100 árvores e que nos restantes 3 dias anuais colabore na limpeza e manutenção da área que reflorestou. Os trabalhos no terreno serão acompanhados por técnicos especializados.

Faça a sua inscrição aqui.

Qualquer dúvida, sugestão ou esclarecimento que necessite, contacte-nos

O estatuto de Curador da Floresta pode ser atribuído a indivíduos e a organizações, através de um certificado emitido pelo cre.porto.

O programa Curador das Florestas e o roteiro de formação Embaixadores da Floresta são promovidos pelo cre.porto no âmbito do projecto FUTURO – 100.000 árvores, uma iniciativa integrada no Ano Internacional das Florestas.