No dia 7 de maio, uma equipa de 18 voluntários reuniu-se no Parque Ecológico Monte de S. Brás, em Matosinhos, para uma ação de controlo de espécies invasoras, que pretendeu também assinalar a Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras 2024, que se encontra a decorrer de 4 a 12 de maio.

Esta ação de voluntariado teve como principal objetivo o controlo de erva-das-Pampas (Cortaderia selloana) e da mimosa (Acacia dealbata), duas espécies invasoras que ocupam a mata junto a este parque, representando uma forte ameaça ao ecossistema local. De ferramentas na mão, os participantes embarcaram numa missão para controlar o crescimento destas plantas invasoras. A erva-das-Pampas foi controlada através do método de arranque manual. No caso da mimosa, foi usada a técnica de descasque, que impede o fluxo das substâncias orgânicas produzidas nas folhas durante a fotossíntese para a área radicular, levando assim a uma morte silenciosa da planta invasora. O método de corte simples não é recomendado nesta espécie, uma vez que a planta pode rebentar “por touça e por raiz”; uma árvore daria origem a mais árvores, piorando a invasão.

Os voluntários desfrutaram de uma manhã de conexão com a natureza, tendo encontrado na execução destas técnicas uma distração para as preocupações do dia-a-dia. De mente relaxada e com o maior entusiasmo e dedicação, os participantes fizeram o controlo destas espécies numa área de cerca de 100m². No final da manhã, para além da sensação de dever cumprido, os participantes saíram da ação com uma maior compreensão sobre a importância do controlo das espécies invasoras e com o conhecimento necessário para lidar com a mimosa e com a erva-das-Pampas nos seus próprios terrenos. Um dos voluntários, por exemplo, inscreveu-se precisamente para adquirir conhecimentos e técnicas práticas para poder controlar a invasora presente na sua própria quinta: a austrália, que partilha da aplicação do método de controlo por descasque,  o qual aprendeu e consolidou nesta ação de controlo.

Muito obrigad@ a todos os voluntários que dedicam o seu tempo em prol da floresta nativa! 😊

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO e integrada na 4ª edição da Semana sobre as Espécies Invasoras, Portugal & España, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.