Nos dias 22 e 23 de março realizaram-se as últimas plantações da época 2023/2024 em Foz do Sousa, Gondomar, onde 25 Voluntários do FUTURO plantaram 319 árvores e arbustos nativos.

Foram tardes em que o calor já se fez sentir, mas os Voluntários foram incansáveis em bem plantar o máximo de nativas no tempo proposto. As “estrelas” nativas das ações foram: o medronheiro (Arbutus unedo), que necessita de pouca introdução, pois é muito conhecido pelo seu delicioso fruto, mas  também é uma espécie muito resistente, de porte arbustivo ou de pequena árvore, que mantém as suas folhas verdes ao longo das estações e produz bonitas flores em forma de campânulas que podem assumir tons brancos, rosados e esverdeados; e o folhado (Viburnum tinus), um arbusto que também mantém durante todo o ano as suas belas folhas ovadas verdes e que proporcionará copas densas e dos seus botões rosados, florescem pequenas flores brancas que darão lugar a frutos, drupas de um tom azul metálico cativante (contudo estes não são10 comestíveis para o ser humano). As mais recentes adições destas espécies ao bosque nativo, foram 172 medronheiros e 147 folhados.

Graças ao apoio dos Amigos dos Moinhos de Jancido, promotores dos contactos com os proprietários dos terrenos e que incentivam à rearborização com espécies nativas, foi possível regar as nativas plantadas, de modo a aumentar a probabilidade da sua sobrevivência e adaptação ao local.

No final da tarde do dia 23, os Voluntários realizaram uma pequena caminhada ao longo do trilho dos Moinhos de Jancido e conheceram o trabalho de valorização ecológica e paisagística que os Amigos têm alcançado na área.

Desde janeiro 2024, a recuperação ecológica da área FUTURO em Jancido avançou, com a gestão de mato, remoção de eucaliptos e a plantação de 1561 nativas, resultado de um esforço de parceria e de colaboração entre todos os envolvidos que possibilitaram o desenvolvimento da área florestal em restauro.

Um grande agradecimento à comunidade local, às equipas técnicas e operacionais, aos mecenas HECTARE e aos incomparáveis Voluntários. Fecha-se um profícuo ciclo de plantação, até à próxima época! 😊

FOTOS: dia 22 e dia 23 | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones.