O projeto educativo “Uma Cidade Biodiversa” do Município de S. João da Madeira, em colaboração com o CRE.Porto, arrancou no mês de fevereiro na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite e na EB 2/3 João da Silva Correia e conta com a adesão de mais cinco estabelecimentos escolares do concelho: a Escola Secundária João da Silva Correia, a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, as Escolas Básicas Espadanal, Ribeiros e o Colégio Estrela Guia. No decorrer do ano letivo 2023/2024 pretende-se promover a biodiversidade nos espaços verdes escolares, nomeadamente para atrair polinizadores, sendo que a primeira fase do projeto incide na proteção desses espaços contra as plantas invasoras, ameaças à flora e fauna nativa.

Uma turma do sexto ano, dezasseis do oitavo ano e uma do décimo ano de escolaridade abraçaram este desafio e receberam formação, adaptada às diferentes faixas etárias, sobre flora invasora, quais as espécies mais comuns na região, os seus impactes negativos no ecossistema e os métodos de controlo para diminuir a sua expansão. Um tema muito pertinente, abordado nos planos curriculares, que transmite ferramentas para os alunos e docentes realizarem o mapeamento das invasoras existentes nos recreios escolares e, seguidamente, a elaborarem um plano de controlo para agirem sobre os focos de invasão identificados, com os métodos de controlo mais adequados. “Uma Cidade Biodiversa” integra ainda cinco turmas do quarto ano que irão conhecer as invasoras e ajudar a diminuir sua presença no Parque do Rio Ul.

Procurando alcançar um recreio escolar livre de invasoras, dando continuidade ao trabalho de anos anteriores sobre esta problemática nas escolas são-joanenses, proporcionam-se melhores condições para abrigar os seres vivos e, num segundo momento do projeto, a comunidade escolar irá realizar ações para atrair a biodiversidade através da sementeira e plantação de espécies nativas nos seus espaços verdes, assim como construir hotéis para insetos. Estas atividades irão resultar em novas fontes de alimento e abrigo que as espécies nativas procuram e necessitam para prosperar. Consequentemente, os polinizadores também irão ajudar a disseminar outras espécies nativas, para além dos recreios escolares, contribuindo também para uma cidade com mais biodiversidade.

Assim, a comunidade escolar tem um papel ativo na proteção do recreio escolar contra as invasoras e na promoção da fauna e flora nativa, enriquecendo ecologicamente o seu espaço verde e dando um excelente exemplo de boas-práticas para a sua cidade.

“Uma Cidade Biodiversa” é um projeto educativo da Câmara Municipal de S. João da Madeira, em colaboração com o CRE. Porto, e que contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.