Na manhã do dia 8 de agosto, 25 Voluntários do FUTURO reuniram em Belói, Gondomar, para uma ação de controlo de plantas invasoras e manutenção de árvores nativas plantadas na margem do rio Ferreira.

O dia começou com o sol a brilhar e as boas-vindas dos voluntários à Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, onde representantes da proteção civil, em vigilância florestal ativa, salvaguardaram as boas práticas a ter aquando de uma saída na Natureza num dia de grande exposição solar, destacando a necessidade de verificar o Perigo de Incêndio Rural, para minimizar o risco de acidentes.

Os participantes conheceram o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área, desde 2020, ao abrigo do projeto Laboratório Rios+. Esta área tem beneficiado de várias ações de restauro ecológico como: a aplicação de técnicas de bioengenharia para estabilização das margens, controlo de invasoras, promoção da regeneração natural e de nichos ecológicos para a fauna, assim como a plantação de árvores e arbustos nativos. As espécies invasoras que predominam na área são as mimosas (Acacia dealbata), encontrando-se também austrálias (Acacia melanoxylon) e tintureiras (Phytolacca americana), que foram o alvo da ação. Os voluntários dedicaram-se a remover as plantas e respetivas raízes, não desistindo quando o trabalho se mostrou mais exigente e retiraram dezenas de invasoras incluindo uma grande erva-das-pampas (Cortaderia selloana).

À medida que foram desbravando o local, as árvores e arbustos nativos a crescerem na área tornaram-se evidentes. Dos belos freixos (Fraxinus angustifolia), amieiros (Alnus glutinosa), sobreiros (Quercus suber) e carvalhos (Quercus robur) que se erguem na paisagem, estão também nativas mais jovens como medronheiros (Arbutus unedo), gilbardeiras (Ruscus aculeatus), murtas (Myrtus communis), adernos-de-folha-larga (Phillyrea latifolia), pilriteiros (Crataegus monogyna), entre outras, a crescer e às quais os Voluntários melhoraram as suas caldeiras e sinalizaram com estacas, de modo a que o seu bom desenvolvimento seja mantido.

A Vereadora do Ambiente do Município de Gondomar, Dra. Ana Luísa Gomes, agradeceu a escolha e a participação dos voluntários de passar a manhã a recuperar este habitat, que se traduz num importante contributo para a ação climática.

Entre veteranos e novos voluntários do FUTURO, os momentos de partilha e convívio acontecem organicamente. Nesta ação, tivemos a oportunidade de conhecer o Luís, um biólogo e fotógrafo que estava a pedalar desde o Alentejo até aos Países Baixos, onde reside atualmente, com o objetivo de sensibilizar para as alterações climáticas e para a conservação da biodiversidade. Nas suas redes sociais, está a dinamizar o projeto “Riding the Heatwave” em que expõe a realidade e o trabalho de associações, organizações ou projetos que encontrou ao longo da viagem e que contribuem positivamente para as suas regiões nestas questões. Durante a manhã, esteve no terreno a participar no controlo das invasoras e a conhecer o trabalho do Parque das Serras do Porto e do projeto FUTURO. Poderá acompanhar esta aventura aqui.

Foi mais uma ação possível graças à entrega de um fantástico grupo de Voluntários. Muito obrigad@ pelo tempo dedicado à floresta nativa! 😊

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, a Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.