Na fresca manhã de 13 de março, retomaram-se as ações de plantação em Jancido, Gondomar, com 44 colaboradores da Sage Foundation.

O grupo de voluntários, motivados para plantar árvores e contribuir positivamente para a conservação das florestas, equiparam-se com as ferramentas necessárias. As boas-vindas e o contexto da ação foram transmitidos no local de plantação e prontos para entrar em ação, o grupo organizou-se em duplas.

A um bom ritmo, numa competição saudável para plantar o máximo de árvores possíveis, conseguiram a impressionante plantação de 330 lódãos (Celtis australis), 43 medronheiros (Arbutus unedo), 40 jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans), 7 periqueiros (Pyrus cordata) e 4 cornalheiras (Pistacia terebinthus). Os voluntários, à medida que instalaram as árvores, também colocaram estacas para as plantas ficarem sinalizadas, uma vez que ainda têm um porte pequeno.

Esta ação, realizada em parceria com a Quercus, é um contributo fundamental para ocupar um solo com marcas da tragédia que o assolou, mas que mostra estar a recuperar com singelos sinais. Exemplos, são a regeneração espontânea de vegetação característica de clareiras de matos e bosques, quando se observam as bonitas flores brancas do cravo-do-monte (Simethis mattiazzi) e as flores roxas da cila-de-uma-folha (Scilla monophyllos), que contrastam com os castanhos e cinzentos da terra e dão alento para se erguer um bosque nativo rico e diverso.

A manhã foi animada, muito bem passada e com o objetivo cumprido. O grupo terminou a repor as energias, com um merecido piquenique, junto da bela paisagem ribeirinha dos Moinhos de Jancido e rio Sousa.

A tarde do 13 de fevereiro ficou a cargo de outro grupo de voluntários que encerrará com chave de ouro as intervenções em Jancido, Gondomar. 😊

Muito obrigad@ a todos pelo esforço e tempo que dedicaram à floresta nativa!

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com a Quercus, e os Moinhos de Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.