As plantações em Jancido, Gondomar retomaram no dia 23 de fevereiro com a presença de 55 membros da comunidade educativa da Escola Secundária de São Pedro da Cova, que instalaram uma centena de bétulas (Betula pubescens) e medronheiros (Arbutus unedo). Uma tarde que procurou incutir o trabalho de equipa, com a colaboração ativa em prol da sua região, e transmitir a importância da floresta da nativa.

No sábado, 25 de fevereiro, a chuva regressou por pequenos períodos, mas não demoveu os 101 Voluntários do FUTURO que participaram ao longo do dia de plantação. 😊 Enfrentaram o frio, a humidade, não esquecendo o solo desafiante, e os seus esforços culminaram na plantação de 387 árvores e arbustos nativos, acrescentando mais exemplares de bétulas, medronheiros, folhados (Viburnum tinus), jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans), entre outras. O restauro ecológico que está a ser promovida na área tem em conta a vontade dos proprietários, conjugada com as especificações do terreno para que seja possível o desenvolvimento de um novo bosque nativo na paisagem.

A produtora de eventos TROVAS-SOLTAS , responsável por diversos eventos artísticos e musicais do país, como o Porto Blues Fest, associou-se à missão do projeto do FUTURO, com um contributo para a viabilização de ações no terreno. Mas também fizeram questão de estar presentes e passar a tarde a plantar nativas. No final do dia, os jovens e adultos do grupo, regressaram a casa, alguns vindos da capital, satisfeitos com a sua participação.

Os incansáveis Voluntários, que se reuniram ao longo deste dia, mostraram mais uma vez o poder de “comunidade”, refletindo o valor do envolvimento do cidadão para a transformação do território e para a promoção da biodiversidade.

A ambição para a área FUTURO em Jancido é grande e otimista, contudo, a primazia é sempre por assegurar as melhores condições para uma boa plantação, para que o trabalho não seja em vão. Acrescentando este conjunto de ações, alcançou-se mais de metade da meta prevista, mas antes da chegada da primavera, ainda teremos o auxílio de mais mãos voluntariosas… 😀

Muito obrigad@ a todos pelo tempo dedicado à floresta nativa!

FOTOS: dia 25 manhã | dia 25 tarde | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao
Pode consultar mais imagens das ações na página dos Moinhos de Jancido: aqui.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e Aprisof. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.