Na tarde de 5 de março, reuniram-se 45 Voluntários no Parque da Senhora do Salto em Aguiar de Sousa, onde o Município de Paredes está a promover o restauro ecológico dos seus terrenos. O grupo, que foi recebido pelo Vereador do Ambiente, Francisco Leal e o Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, juntou muitos estreantes e 12 escuteiros do Agrupamento 519 de Paredes, onde todos juntos conseguiram plantar 397 árvores e arbustos autóctones!

Previamente, a implementação do “Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos” (POSEUR) permitiu ações de controlo de invasoras e limpeza do terreno, que tornou possível receber plantas nativas e estar no caminho para a valorização ambiental de mais duas parcelas, tendo em vista a integração da área protegida do Parque das Serras do Porto.

A área florestal, na zona de encosta, beneficiou com a instalação cuidada dos Voluntários de carvalhos, pilriteiros, medronheiros, azevinhos, entre outros, e, na zona de ravina, ao longo do riacho, privilegiou-se a plantação de espécie ripícolas como o amieiro e o freixo-comum. Um consórcio de espécies autóctones que se desenvolverão para proporcionar uma paisagem em harmonia com o restante ecossistema.

Contudo, é uma área que ainda apresenta desafios no que toca às plantas invasoras, nomeadamente das acácias. Desde o início das intervenções que estão a ser alvo de atenção e no futuro estão previstas novas ações de controlo, para continuar a diminuir a sua densidade no terreno e também procurar travar a expansão.

No próximo sábado, dia 19 de março, regressamos a Paredes para plantar uma nova área FUTURO, em Senande, e ainda vai a tempo de participar! O terreno está preparado para receber novas árvores nativas, por isso fica o convite para esta ação, que será mais uma conquista importante na recuperação ecológica. 😊

Um obrigado a todos os envolvidos que contribuíram com a sua vontade e deram o seu tempo à floresta nativa!

FOTOS |©2022CRE.Porto.malmeida e ©2022CRE.Porto.MCosta

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Paredes, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e o CRE.Porto. A Fundação Ilídio Pinho apoiou a intervenção. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.