No passado dia 5 de fevereiro reunimos 41 Voluntários do FUTURO para inaugurar a plantação de uma nova área em Covelo, Gondomar, integrado no Parque das Serras do Porto.

Os voluntários foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e pela Vereadora do Ambiente, Ana Luísa Machado Gomes, que agradeceram a disponibilidade dos participantes em se envolverem em ações ambientais que visam o bem comum.

A área de plantação estende-se ao longo de 2 hectares de terreno florestal, na margem direita do rio Sousa, em Midões, com uma ocupação anterior de eucaliptos e acácias, e que necessita de ações de restauro ecológico. Assim, nesta intervenção beneficiou com a plantação de 389 árvores e arbustos autóctones das espécies: medronheiro (Arbutus unedo), pilriteiro (Crataegus monogyna), lódão (Celtis australis), bordo (Acer pseudoplatanus), carvalho-alvarinho (Quercus robur), azereiro (Prunus lusitanica), gilbardeira (Ruscus aculeatus) e urze-branca (Erica lusitanica). Também foram colocadas estacas e protetores nas plantas, para proteger e facilitar as futuras ações de manutenção e monitorização. O começo de mais um bosque nativo na região!

Ao longo da manhã, os Voluntários provaram ultrapassar alguns dos desafios, nomeadamente, o de “bem plantar uma árvore”, e foi motivante testemunhar os mais novos em ação e a contribuírem para o aumento da biodiversidade local. A ação ainda se prolongou até ao final da tarde, após um espetacular piquenique num cantinho “escondido” junto da parcela, onde os participantes relaxaram rodeados de castanheiros, que mesmo quase despidos ainda forneceram uma bela sombra e estiveram na companhia tranquilizante do som do rio e das melodiosas aves.

Agora é esperar que venha a chuva, para regar todo o esforço iniciado nesta área que será continuado.

A todos os participantes envolvidos, um muito obrigad@ pelo tempo dedicado à floresta nativa! 🙂

FOTOS | ©2022CMGondomar.IvaRodrigues; ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto. A Fundação Ilídio Pinho apoiou a intervenção. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.