É no próximo dia 19 de fevereiro que a quinta visita da Rota das Árvores do Porto tem como rumo um local muito conhecido por proporcionar convívios, prática de atividade física e por ser um espaço merecedor de contemplação da sua biodiversidade – o Parque da Cidade.

Com aproximadamente três décadas de existência, o Parque (Ocidental) da Cidade desenvolve-se numa pendente muito suave que desce até quase tocar as águas do Atlântico, uma característica que lhe empresta um cunho muito particular, sendo considerado o maior parque urbano de Portugal e, atualmente, um dos espaços verdes mais acarinhados e populares da cidade. Apesar da sua proximidade ao oceano, geralmente muito limitadora no que à diversidade arbóreo-arbustiva respeita, nele podemos encontrar muitas dezenas de espécies de árvores e arbustos, autóctones e alóctones, perfeitamente adaptadas às condições por vezes muito agrestes que aí se verificam. Uma delas é um dos mais ilustres, sazonalmente exuberantes e aromáticos membros da nossa flora, um grande arbusto cujos pontiagudos espinhos denunciam o seu parentesco com outras espécies, possivelmente, bem mais nossos familiares como as roseiras, amendoeiras e macieiras. O que será? Vamos conhecê-lo?

Não deixe passar esta oportunidade para conhecer melhor as árvores e arbustos que integram este ilustre canto da cidade do Porto.

A abertura das inscrições é no dia 11 de fevereiro às 21h00. Consulte as condições de participação (aqui) para mais informação. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.