No dia 14 de outubro, 8 voluntários participaram numa ação de campo integrada na Semana Nacional das Espécies Invasoras, no Monte Crasto, Gondomar.

O monte, localizado em S. Cosme, é um parque de lazer histórico com elementos românticos e uma grande diversidade de espécies de árvores, como o sobreiro, carvalho-alvarinho, pinheiro, bordo e cipreste. Mas também está sob ameaça de algumas espécies invasoras, nomeadamente de acácia.

Por esta razão, dinamizou-se uma ação de controlo destas plantas invasoras que se iniciou com um enquadramento e demonstração da aplicação do método de controlo, seguido do descasque de dezenas de austrálias (Acacia melanoxylon) e mimosas (Acacia dealbata).

O grupo de voluntários era composto por sabedores do método de controlo e por quem nunca tenha participado em ações semelhantes. No final, contudo, todos despediram-se com grandes sorrisos de dever cumprido. Estamos certos disso, apesar de não podermos ver caras porque estávamos todos de máscara. 😉

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020MunicipioGondomar; ©2020CRE.Porto.malmeida

Esta atividade foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto e integrou a primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, promovida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, e dinamizada em estreita colaboração com mais de 85 entidades.

O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.