A primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras serviu de pretexto para regressarmos, mais uma vez, à Serra de Santa Justa em Valongo com Voluntários do FUTURO. Na tarde do dia 16 outubro o objetivo era continuar a luta contra as plantas invasoras que são um enorme desafio para a biodiversidade da região.

No grupo de sete voluntários, havia quem já soubesse “da arte” e começou de imediato a aplicar o método de descasque nas austrálias (Acacia melanoxylon). Os restantes participantes assistiram a uma demonstração para melhor compreenderem a técnica e esta espécie invasora, que tem a capacidade de alterar regimes de fogo e uniformizar os ecossistemas, entre outros impactes. No final da tarde, os resultados do empenho dos Voluntários eram bem visíveis!

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020SerrasPortoRViterbo

Ação em parcela integrada no projeto “Gestão ativa de áreas ocupadas por espécies invasoras no Parque das Serras do Porto”, que conta com o apoio do POSEUR.

Ação realizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, a Câmara Municipal Valongo e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade.