No passado dia 3 de outubro, Voluntários do FUTURO regressaram à Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, para investir sobre um dos últimos redutos de acácias ainda existentes na mata.

Desde 2016 que a mata beneficia de inúmeras intervenções de plantação de espécies nativas, limpeza de lixo, controlo de plantas invasoras e manutenção, ações providenciadas por profissionais e voluntários, com a finalidade de promover a reconversão do acacial e eucaliptal existente num bosque nativo. Os sinais de restauro já são evidentes na mata. Um exemplo disso, foi o avistamento de um esquilo-vermelho, espécie aparentemente extinta no nosso país desde o século XVI, que esteve a observar do cimo das árvores as movimentações do grupo.

Iniciou-se, no sábado, uma nova incursão num núcleo denso de austrálias (Acacia melanoxylon) e mimosas (Acacia dealbata) e a arma “escolhida” foi o método de descasque, por ser mais eficaz apesar de moroso. Os 8 bravos Voluntários não hesitaram em entrar em ação e no final da manhã era bem visível o resultado do seu empenho: mais terra conquistada ao invasor!

Mais incursões estão previstas. 🙂

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020CRE.Porto.malmeida, ©2020CRE.Porto.smendes

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.