Na passada quinta-feira, dia 5 dezembro, voltámos à área do FUTURO no Monte de Nossa Senhora da Hora, na Maia, para mais uma ação de manutenção.

Esta ação contou com a participação de 20 alunos do 1º ano da Professora Ana Reis da escola EB1 de Monte Calvário, bem como com um grupo de 25 colaboradores da Sonae. Os voluntários ficaram impressionados com o porte das árvores nativas e o quanto algumas já cresceram desde que as intervenções do FUTURO nesta área começaram em 2014. Apesar de ser uma área nova para os colaboradores da Sonae, os alunos conhecem-na bem já que estão envolvidos nas ações desde o início.

Depois das boas vindas, os participantes formaram pares, um aluno com um adulto e puseram mãos à obra, tendo em vista a limpeza do excesso de vegetação em volta das árvores plantadas, com a ajuda de sachos e enxadas, e a verificação dos tutores. Além da tarefa de manutenção, cinco voluntários adultos estiveram empenhados no controlo da planta invasora mimosa (Acacia dealbata) e demostraram até aos mais pequenos como se faz.

All-focus

No final da ação, foi realizada uma pequena dinâmica sobre as três árvores nativas principais existentes na parcela: carvalho-alvarinho, sobreiro e medronheiro. Os voluntários ficaram a conhecer melhor estas espécies emblemáticas da nossa flora, e testaram os seus conhecimentos sobre os vários elementos naturais que encontraram no terreno: folhas, bolotas, ramos e bugalhos.

A atividade foi também acompanhada por uma pessoa muito especial: o Senhor Jaime, anterior proprietário do terreno, que esteve presente durante toda a ação e que se mostrou radiante e muito agradecido pelo empenho de todos. Foi uma tarde bem passada, que terminou com um lanche em conjunto!

Muito obrigado a tod@s pelo empenho e à Sonae pelo lanche partilhado. 🙂

FOTOS | Créditos: ©2019CMMaiaMMirandaPereira, ©2019EB1MonteCalvario, ©2019CMMaiaHugoSilva, ©2019Sonae

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e organizada pela Câmara Municipal da Maia, com a colaboração do CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.