No passado 12 de novembro membros da associação “Plantar uma Árvore” e os voluntários do FUTURO (53 no total) estiveram a trabalhar numa área de intervenção do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto em Valongo (Serra de Santa Justa). Esta parcela, inserida em Rede Natura 2000 e no Parque das Serras do Porto está em intervenção no âmbito do FUTURO desde 2014.

Nessa intensa manhã de trabalhos fizemos de tudo – só não se plantaram árvores 🙂 . Foram feitas estacas com varas de eucalipto, cortou-se rebentação de eucalipto, arrancaram-se e descascaram-se acácias, desanuviaram-se e melhoraram-se as caldeiras das árvores já plantadas (carvalhos-alvarinho, sobreiros e medronheiros), instalaram-se estacas. A parcela de trabalho é comprida pelo que os Voluntários da associação “Plantar uma Árvore” e do FUTURO dispersaram-se no terreno: alguns trabalharam em pequenos grupos, outros em pares e outros preferiram a solidão para fazer o seu trabalho.

Verificamos que, apesar das baixas, temos muitas plantas vivas e a crescer, algumas delas lentamente dado que o solo é genericamente pobre. Na área (anteriormente ocupada por um eucaliptal com escassa gestão que acabou por ser dominado por um acacial), não há abundância de regeneração natural, o que reforça a importância do trabalho que temos levado a cabo.

No final da manhã estávamos cansados mas com aquela boa sensação de dever cumprido e prontos para desfrutar do resto do domingo. 🙂

Obrigada a tod@s, muito em particular à equipa da “Plantar uma Árvore” que veio de Lisboa com o único objetivo de participar nesta ação.

FOTOS – Créditos: ©CRE.Porto2017rruiz, ©CRE.Porto2017ampereira

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com a colaboração da Associação Plantar uma Árvore.