DSCN3055No dia 15 de dezembro vai decorrer mais uma ação de controlo de plantas invasoras. Este controlo é uma vertente fundamental da conservação das Serras de Santa Justa e Pias, pois estas plantas interferem negativamente na paisagem, na biodiversidade, no potencial florestal e no usufruto deste território.

A parcela a intervencionar foi alvo de corte e fogo controlado, há cerca de dois anos, como ponto de partida para a erradicação da háquea-picante, sendo neste momento importante remover as pequenas plantas que entretanto germinaram (de pequena dimensão – técnica do arranque manual). O objetivo é contribuir para a regeneração do habitat característico daquela zona, as “charnecas secas europeias” (matos de urzes e/ou tojos).

Para esta ação contamos com a Escola Básica e Secundária de Campo (curso vocacional 3.º ciclo), estagiários do curso de Proteção Civil da ADICE, Sapadores Florestais e… consigo? 🙂

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail)

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto.