IMG_1846O dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, começou bem cedo para os 35 alunos do 3º ano da Escola Básica de Fijós (Sobrado, Valongo). Eram 09h30 e já estavam a chegar à margem direita da ribeira de Fontelhas, cheios de vontade e casacos bem apertadinhos, para uma manhã de plantação de espécies nativas ribeirinhas. A escola pertence à REDE de Escolas do FUTURO e adotou este troço da ribeira para desenvolver atividades de plantação e manutenção com os alunos ao longo do ano letivo de 2015/2016.

A atividade começou com um enquadramento sobre a área a intervir e a importância das árvores e da participação das crianças nestas iniciativas. Pelas palavras da Raquel Viterbo do Município de Valongo: “…os alunos da EB de Fijós estavam na floresta, nas margens da ribeira de Fontelhas, felizes a plantar freixos!” Freixos (Fraxinus angustifolia) e não só, também amieiros (Alnus glutinosa) e salgueiros (Salix sp.), a maior parte deles “mais altos que os meninos”. Ao todo foram plantadas 149 árvores nativas. A equipa de quatro sapadores florestais foi essencial para abrir as covas num terreno fértil, mas um pouco pedregoso. Cada grupo de 10 alunos era liderado por um sapador, chefe de equipa, que ia ajudando a instalar as árvores, ao longo da margem. “Os senhores sapadores vão fazer a cova e eu vou plantar o meu salgueirinho e a minha Didi” disse um dos meninos, ao carinhosamente batizar as suas árvores. Na Primavera estes alunos irão voltar à mesma área para ver como estão as suas árvores e ajudar a fazer a sua manutenção. Nos trabalhos também participou a Maria, jovem voluntária do FUTURO, que deu por muito bem passada a manhã.

Obrigada a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2015CRE.Porto|ampereira & ©2015CRE.Porto|malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto. Nesta ação participou a Escola EB de Fijós no âmbito da REDE de ESCOLAS do FUTURO.

REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.