No passado dia 6 de junho os voluntários do FUTURO responderam ao nosso pedido e compareceram em Azevedo (Campanhã, Porto) para cuidar das árvores nativas plantadas em épocas anteriores. Esta área, localizada na margem esquerda do rio Tinto, foi adotada por um grupo de cidadãos, liderados pela Isabel Ribeiro, no âmbito do “Projeto Rios”. Em Novembro 2012, o FUTURO promoveu a primeira ação de plantação nesta parcela e desde daí tem colaborado com o grupo.

No sábado os 11 voluntários do FUTURO estiveram (na primeira parcela plantada) a fazer a manutenção das caldeiras das plantas nativas (ulmeiro, sanguinho-de-água, freixo, etc.), bem como a protegê-las do rabanho de cabras e ovelhas que por lá passa regularmente. A tarefa foi árdua, primeiro porque a vegetação alta e cerrada dificultou o avistamento das pequenas árvores e, segundo, porque os cardos, silvas e urtigas, apesar de formarem excelentes barreiras para impedir que o rebanho chegue às árvores, deixaram marcas visíveis nos voluntários. Mas esta equipa comprometida com o FUTURO não foi facilmente dissuadida pelos

“agressivos argumentos”. Fez um excelente trabalho com os meios disponíveis e ainda regou as árvores. Muito obrigada a tod@s! 

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto & ©2015CarlaAndrade

Esta ação foi promovida pelo grupo local do Projecto Rios e a Quercus Porto, em colaboração com o CRE.Porto, é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Nesta área colabora a Águas do Porto e a Câmara Municipal do Porto. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum.