Mil cento e cinquenta e nove é um número mágico. É o número de árvores autóctones plantadas na Quinta do Ribeiro de Colmeias, em Foz do Sousa (Gondomar), no sábado passado (21 de fevereiro). O número é extraordinário e só foi possível graças aos enérgicos 49 Voluntários que ofereceram o seu tempo à reconversão de uma antiga área de monocultura de eucalipto num bosque de espécies nativas. Foi um momento especial ver os Voluntários do CRE.Porto, do Banco Local de Voluntariado de Gondomar, da Meia Maratona D´Ouro Run Gondomar e da Escola secundária de S. Pedro da Cova, bem como a equipa de Sapadores Florestais de Gondomar e a proprietária do terreno a trabalhar em total concertação para atingir a meta definida para a ação. Valem a pena dias assim.

No próximo sábado voltamos a este local para finalizar o trabalho. Se ainda não conhece, não perca a oportunidade! O local merece.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2. Esta ação contou com a colaboração da Meia Maratona D´Ouro Run Gondomar, que em 2014 se comprometeu a plantar 2.200 árvores nativas ao abrigo da iniciativa “ 1 inscrição 1 árvore”.

FOTOS. Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto, Maria Almeida