No sábado passado, dia 26 de julho, decorreu mais uma ação de controlo de plantas invasoras na Serra de Santa Justa.

O campo de batalha foi um povoamento denso de austrálias (Acacia melanoxylon), localizado junto ao Fojo das Pombas, que começa a impedir o desenvolvimento da vegetação nativa na área. A abordagem decorreu em duas frentes: o descasque das árvores adultas, que implicou fazer cortes em anel à volta dos troncos das plantas e remoção de toda a casca até à base; e o arranque das plântulas, procurando sempre extrair o máximo da sua raiz.

Esta última investida foi a mais penosa já que o solo estava compacto e dificultou o arranque, mas nem por isso o pelotão de combate desanimou. 😉

Participaram na ação jovens e adultos, membros da AMO Portugal, da Junta de Freguesia de Valongo e da Câmara Municipal, bem como outros cidadãos com um gosto pela Serra de Santa Justa e que acreditam no valor da reconversão do seu coberto vegetal.

Esta ação não fica por aqui. A área será monitorizada para determinar subsequentes ações de controlo.

Obrigada a tod@s! FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Valongo em colaboração com a AMO Portugal e Junta de Freguesia de Valongo, com o apoio do CRE.Porto.