_DSC0782No passado dia 12 de abril estivemos em Monte Padrão (Santo Tirso). A manhã começou lentamente, aproveitamos o sol e espreitamos uma nova área de prospeção arqueológica recentemente iniciada. Mas o nosso objetivo para a manhã era limpar uma parcela onde ocorre regeneração natural de sobreiro e onde, em novembro de 2012, plantamos medronheiros e carvalhos, entre outras espécies. Antes da nossa intervenção em 2012 a parcela estava ocupada com eucaliptos, que agora teimam em rebentar.

A manhã foi dedicada a eliminar manualmente esses rebentos e a criar bacias de retenção de água para as nossas pequenas árvores. Eramos10 voluntários e uma equipa de dois sapadores florestais e em duas horas deixamos a parcela “como nova”. Obrigada a tod@s! FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e pela equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso. As árvores (todas nativas) são provenientes do programa Floresta Comum.