No Dia da Água, 22 de março, a nossa tarde foi passada na Maia, nas margens do Rio Leça. Começamos na Jardiland com a componente teórica da nossa ação, na qual o Prof. Rubim Almeida (CIBIO) nos apresentou várias espécies das árvores e arbustos nativos da nossa região, bem como algumas das suas utilizações. Aprendemos, por exemplo, que as folhas de ulmeiro se podem comer cozidas, que o freixo tolera bem a poluição das cidades e que o amieiro tem o poder de concentrar azoto no solo.

Depois passamos à parte prática e fomos até à margem do Rio Leça para plantar várias das espécies que nos tinham sido apresentadas na parte teórica: tramazeiras (Sorbus aucuparia), freixos (Fraxinus angustifolia), sabugueiros (Sambucus nigra), sanguinhos d’água (Frangula alnus) e ulmeiros (Ulmus minor).

Na parte teórica participaram 45 pessoas e, destas, 27 completaram também a parte prática. Foram plantadas 70 árvores e arbustos ripícolas.

Obrigada a todos! Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Maia e Jardiland Maia. Colaborou graciosamente o Prof. Rubim Almeida (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto). As árvores são provenientes do programa Floresta Comum. Foi cofinanciada pelo ON.2.