Foto: Conceição Almeida

Porque cuidar das nossas florestas urbanas também passa por conhecer, mapear e controlar as espécies de plantas invasoras, 43 pessoas, muitas delas já voluntárias regulares do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, participaram no curso de formação especializada sobre Espécies Invasoras & Mapa de Avistamentos.

Foi nos dias 13 e 14 de setembro que recebemos na Escola Superior de Biotecnologia a equipa do projeto Invasoras.pt para partilhar connosco quais as principais espécies de plantas invasoras e como podemos colaborar no seu mapeamento.

O nosso objetivo é criar um Grupo de Trabalho Voluntário especializado em invasoras na Área Metropolitana do Porto, que para já possa colaborar no mapeamento das espécies no território mas que no futuro possa contribuir igualmente em ações de controlo.

Foto: C. Almeida | Acacia longifolia e
Acacia melanoxylon (cima e em baixo, respetivamente)

Um obrigada à Cristina Morais, Elizabete Marchante e Hélia Marchante pela excelente jornada de formação que nos propiciaram.

FOTOS dia 13 de setembro | FOTOS dia 14 de setembro

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Escola Superior Agrária de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.