Foto & Texto: Marta Pinto

Quando queremos afastar uma ideia má ou desejamos que algo não aconteça temos o costume de ‘tocar na madeira‘. E isso não acontece por acaso: ao procurar na bibliografia descobrimos que este simples gesto é um atavismo religioso que procura nas árvores o favor dos deuses que nelas vivem.

Desde tempos imemoriais que a relação da humanidade com as árvores é muito estreita, apesar de hoje em dia termos quase esquecido essa ligação.

Das árvores dependeu o progresso material da humanidade desde longa data, como se pode perceber ao estudar a história do crescente fértil, da Grécia micénica, da Grécia clássica, do período romano, da idade média…

As árvores têm ainda uma presença inequívoca na nossa espiritualidade. Já Plínio dizia que ‘a sombra de uma árvore foi o primeiro templo do homem‘. Não é por acaso que Nossa Senhora de Fátima aparece em cima de uma azinheira, que os cultos animistas vêem as árvores como seres sobrenaturais, morada dos espíritos, que a mitologia Grega tem uma árvore consagrada a cada deus: a Zeus estava consagrado o carvalho, a Apolo o loureiro…

Esta série que inauguramos hoje no nosso blogue – árvores com história – resulta de um interesse profundo que nutrimos pela papel da árvore na nossa história e mitologia. Aqui vamos partilhar algumas das nossas aprendizagens. Se conhecer estórias, mitos e detalhes da história sobre as árvores e a floresta ajude-nos a melhorar esta secção.