Foto: Conceição Almeida

As árvores de interesse público são árvores que pelo seu porte, desenho, idade, raridade ou pela história se distinguem e merecem ser protegidas.

São autênticos monumentos vivos!

Nos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) contabilizamos à data, e de acordo com os dados públicos do ICNF, 5 alamedas, 2 arvoredos, 4 maciços e 30 árvores isoladas, totalizando 298 árvores monumentais classificadas.

Existem árvores de interesse público nos municípios de Arouca (2 árvores), Gondomar (1), Maia (2), Oliveira de Azeméis (3 árvores e 1 arvoredo), Porto (13 árvores isoladas, 4 alamedas, 3 maciços), Santa Maria da Feira (3 árvores), Santo Tirso (3 árvores, 1 alameda, 1 maciço), Trofa (2), Valongo (1), Vila Nova de Gaia (1 arvoredo). Em Matosinhos existia uma alameda classificada (com 39 tilias) mas foi recentemente desclassificada.

As árvores mais antigas estão na Quinta de Santo Inácio de Fiães (Vila Nova de Gaia), com 800 anos. A idade média das árvores classificadas na AMP é 153 anos.

De destacar que em Arouca, Gondomar, Maia e Oliveira de Azeméís existem 5 sobreiros (Quercus suber) com idades entre os 150 e 300 anos, o que para a espécie é significativamente longevo.

Entre os 16 municípios da AMP, os de Espinho, S. João da Madeira, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Vale de Cambra não têm qualquer árvore classificada de interesse público. Matosinhos passou recentemente a fazer parte desta lista.

Se conhece alguma árvore, ou conjunto de árvores, que julgue ser de especial interesse preservar, dirija-se ao ICNF, indicando a localização e, se possível, enviando uma fotografia.