Foto & Texto: Marta Pinto

O termo acer significa duro, forte, vigoroso (em latim). E este termo, por sua vez deriva do celta ac, que significa ‘ponta’ porque a madeira destas árvores era usada para fazer lanças.

Existem inúmeras espécies de Acer no mundo (198 para sermos mais exatos). Em Portugal, ocorrem espontaneamente a Zelha (Acer monspessulanum) e o Padreiro (Acer pseudoplatanus). Na Peninsula Ibérica existe ainda o A. campestre, A. opalus e A. platanoides, nenhum deles com ocorrência espontânea em Portugal.

No FUTURO – projeto das 100.000 árvores – já plantamos 2.306 zelhas (A. monspessulanum)

Os Acer foram venerados na Europa, desde os tempos pagãos até à Idade Média. Nesta época, quando era necessário abater uma destas árvores, levava-se a cabo a tarefa com a cabeça a descoberto, em sinal de respeito, e o corte era precedido por rituais e rezas.

Os Acer tinham a reputação de opor-se às forças do mal e por esse motivo eram encaixadas nas portas e janelas pequenas peças de madeira destas espécies para prevenir qualquer tipo de desgraça. Com o mesmo objetivo, o dia 24 de junho as portas e janelas eram decoradas com ramos de Acer com a intenção de as proteger dos raios.

Quer na mitologia japonesa, quer na chinesa há várias histórias com árvores do género Acer. Partilhamos uma das histórias que recolhemos: Huang-Ti era um dos mais importantes deuses chineses. Protegia os Homens ajudando-os a viver pacifica e honradamente. A tradição considera-o o primeiro grande imperador da China (Imperador Amarelo). Chi-You, um deus menor, atuava como mensageiro do grande deus e cumpria as suas tarefas fielmente até que um dia foi dominado pela ambição. Organizou uma rebelião armada para destronar o Huang-Ti. Nela colaboravam vários deuses menores e uma tribo bárbara (Miao-Tse). A batalha foi longa e sangrenta mas no final o Imperador venceu os rebeldes. Chi-You foi detido e amarrado com cordas e de tanto tentar libertar-se as cordas ficaram manchadas com o seu sangue. Depois de ser executado, estas cordas foram deitadas fora e no local onde cairam nasceram bordos. Por isso, todos os anos as folhas ficam vermelhas antes de morrer.